Prefeitura Municipal de Ourém

Site institucional da Prefeitura Municipal de Ourém-PA

Após anos de espera moradores do Novo Porão recebem título de doação

Após anos de espera moradores do Novo Porão recebem título de doação
Na ultima sexta (12), moradores do Bairro Novo Porão foram contemplados com o Titulo de Doação de Domínio de Bem Imóvel, no município de Ourém nordeste paraense.
A luta pelo espaço há anos atrás quando a área foi ocupada por moradores pela
 

necessidade de moradia e entendendo que o local estava abandonado e servindo de esconderijo para viciados e delinquentes que se aproveitavam embaralhado de matos para usarem do lugar.

O terreno foi ocupado no início por aproximadamente 50 famílias que de imediato construíram suas casas, na maioria de madeira e passaram a zelar pelo espaço. Naquela oportunidade, veio a informação que a área não era de domínio público e sim particular, em que o proprietário entrou com um pedido de reintegração de posse, pedido logo atendido pela Justiça que determinou a desocupação de imediata do terreno.
 
Na oportunidade o atual prefeito Junhão, que na época fazia a vereança pública com demais companheiros de legislação, empunhou a bandeira junto a comunidade, tendo a frente as guerreiras senhoras, Marcia Oliveira, Alexandra, Vanilce, e foi lutar para que os cidadãos não fosse despejados das áreas. Com muito diálogo e entendimento a Justiça concedeu a permanência das famílias e titulou o município a iniciar o processo de posse para garantir aos cidadãos segurança para o seu pequeno espaço de chão. Sendo que nesta sexta (12), foi um dia muito importante não só para as famílias beneficiadas, como também para todos aqueles que lutaram pela causa e defenderam o povo.
O encontro das entregas dos títulos aconteceu na associação do Moradores do Bairro Porão, e contou com a presença da comunidade, o Prefeito Junhão, o Presidente da Câmara, Roberto Uchoa, e os vereadores; Junior da Olaria, Jesus do Sindicato, Elizeu Kekinha, Albano Neto, Zaire e do Presidente da associação Nazareno Gil.
Foi reconhecida a titularidade ao primeiro morador, Jusy Barbosa Cruz a titularidade e o reconhecimento. Hoje o Bairro Novo Porão esta com as ruas todas pavimentada e as maiorias das casas são de alvenarias, muitas construídas através dos programas Cheque Moradia e Minha Casa Minha Vida.