Prefeitura Municipal de Ourém

Site institucional da Prefeitura Municipal de Ourém-PA

Educação ouremense em festa

Educação ouremense em festa

A educação ouremense está em festa. Desde 2013 Ourém participa do PNAIC ( Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) : um programa que propõe um dos maiores desafios da história da Educação Básica do nosso país – garantir a plena Alfabetização de nossas crianças, até o 3º ano do Ensino Fundamental.

     Em 2015 teve-se a culminância desses dois anos de programa. Em 2013 teve-se o estudo de Linguagem , no ano seguinte , 2014, teve-se  a formação em Matemática e Linguagem com enfoque em matemática. Ao final de cada ano acontece os seminários municipal, estadual e de Polo. A culminância de 2014 aconteceu da seguinte forma: de 22 a 24 de janeiro de 2015 realizou-se o Seminário do polo Capanema do qual Ourém faz parte juntamente com mais 19 municípios: Bonito, Santa Maria do Pará, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Capanema, Viseu, Salinópolis, Peixe boi,Augusto Corrêa,Bragança,Cachoeira do Piriá,Nova Timboteua,Primavera,Quatipuru, Santa Luzia do Pará,Santarém Novo, São João de Pirabas e Tracuateua.

     O Seminário teve como tema: “Ensinar e aprender: ( RE) Pensando o ciclo da Alfabetização no nordeste paraense.” O evento aconteceu no Hotel Privê do Atalaia e foi organizado pela Universidade Federal do Pará, pelas SEMED’S e Prefeituras Municipais . Ourém ficou responsabilizado junto a mais quatro municípios pela ornamentação do auditório onde o evento aconteceu.

Neste segundo Seminário a coordenadora adjunta de Linguagem Janni Miccione sugeriu que as socializações deveriam ser feitas por meio de um gênero textual.

     Desse modo, nosso município foi agraciado com o gênero textual Repente ,mas que na realidade pode-se dizer que se configurou como uma releitura, já que não se era profissional nesse gênero, uma vez que envolve improviso.A produção da letra é  de autoria das professoras alfabetizadoras do PNAIC: Travassos , Marise Soares e  da Orientadora de Estudo Antonia de Fátima Damasceno dos Anjos.A apresentação aconteceu já no primeiro dia de seminário  no período da tarde com o Professor Cláudio Gomes nos slides, Antonia dos Anjos e Diene Nery no refrão, Travassos representando a Linguagem, Marise Soares representando a matemática, André Brasil no pandeiro e a professora Elane Cristina  no caxixi.

       No dia seguinte, foi a vez da oficina sobre Inclusão que trouxe como tema: Metodologias para os trabalhos com Educação Inclusiva que teve como ministrantes Eliete Aguiar ( Secretária Municipal de Educação) e Jamile Amaral ( professora do AEE) . 

Além disso, todos os municípios expuseram os trabalhos em estandes e distribuíram brindes aos visitantes. Ourém brilhou em todas as tarefas solicitadas e foi super elogiado pela equipe da UFPA e demais participantes do evento. Parabéns Ourém!

II SEMINÁRIO MUNICIPALDO PNAIC

     De 02 a 06 de fevereiro de 2015 a SEMED realizou o I Circuito de Oficinas e palestras. A Semana teve como público alvo os professores da Educação Infantil, Ensino fundamental (1º e 2º ciclos), professores da Educação Física e professores de Informática.

     No primeiro dia, 02/ 02, houve a revisão do plano de curso pela manhã e a palestra “Por uma Educação das relações étnico-racial” ministrada pela professora Anna Paula e no turno da tarde aconteceu a socialização das modificações realizadas no Plano de curso.

     Na terça-feira, dia 03/ 02 os professores do PNAIC ( 1º,2º,3º e multissérie)  vivenciaram a  oficina “Aprendendo , brincando no ritmo do alfaletrando ” ministrada pelos orientadores de estudo Antonia Damasceno, Diene Nery e Cláudio Brito  . 

Os professores do 2º ciclo (4º e 5º ano) e EJA ( Educação de Jovens e Adultos) participaram das oficinas “ Mergulhando no mundo da linguística” ministrada pela professora Elane Silva, pela manhã, e a oficina” Um olhar crítico: lixo, material que se joga fora? Ministrada pelo professor Sérgio Arnour no turno da tarde;

     Os professores da Educação Infantil tiveram a oficina “Um olhar crítico: lixo, material que se joga fora? ministrada pelo professor Sérgio Arnour no turno da manhã e à tarde teve-se a oficina “ Metodologias para o trabalho com Educação Inclusiva” ministrada pela atual Secretária Municipal de Educação Eliete Aguiar e a especialista do AEE ( Atendimento Especializado Educacional ) Jamile Amaral . Já os professores de  informática prosseguiram com a revisão do plano de curso  pela manhã  com a coordenadora Jeane Lopes e os professores da Educação Física iniciaram a elaboração do plano de curso no período da tarde com a professora Celene Rocha.

Na quarta, dia 04/02, aconteceram mais oficinas. Os professores do PNAIC participaram da oficina “Jogar para matematizar, vamos lá!” ministrada pelos orientadores de estudo Cláudio Brito, Antonia Damasceno e Diene Nery

     Os professores do 2º ciclo e EJA tiveram as oficinas “Metodologias para o trabalho com Educação Inclusiva” ministrada por Eliete Aguiar e Jamile Amaral, pela manhã e a oficina” Cantarolar para as crianças encantar” ministrada pela professora Elane Silva no turno da tarde;

Os professores da Educação Infantil tiveram a oficina “Cantarolar para as crianças encantar” ministrada pela professora Elane Cristina no turno da manhã e à tarde participaram da oficina “ O brincar na Educação Infantil” ministrada pela coordenadora Ana Cristina Almeida . Já os professores de informática participaram da oficina “Criando, recriando e informatizando as atividades pedagógicas”  ministrada por Jeane Lopes no turno da manhã e os  professores da Educação Física iniciaram a elaboração do plano de curso no período da tarde com a professora Celene Rocha

Na quinta, dia 05/02, fez-se pela manhã as diagnoses no 1º e 2º ciclos e EJA.A Educação Infantil participou da Oficina: “ Avaliação x Educação Infantil” ministrada por Ana Cristina  e os professores de informática  participaram da confecção de jogos lógicos. No turno da tarde o 1º ciclo organizou-se para o Seminário do PNAIC, o 2ºciclo e EJA participou da oficina “Em dia com a ortografia” ministrada por Anna Paula e os professores da Educação Infantil confeccionaram materiais permanentes. 

Nesse mesmo dia houve a entrega dos diários de classe do 2º ciclo e EJA e Educação Infantil, fato esse nunca ocorrido em toda a história da Educação ouremense.É válido frisar a indispensável contribuição dos coordenadores pedagógicos: Valter Brito, Regiane Nascimento, Pedro Reis, Cleide Reis, Dulcineia Ribeiro, Sheila Sousa e Lúcia Helena e do apoio: Inez Cristina, Bilu e Selma que acompanharam as atividades durante toda a semana.

Na sexta-feira, dia 06/02, aconteceu o II Seminário Municipal do PNAIC. O evento teve por mestre de cerimônia Lúcia Helena Martins que deu início com as  BOAS – VINDAS ,  explicitando o que é o programa, o tempo de experiência e a citação do célebre Jean Piaget: “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores...” . Em seguida, fez-se a Composição da Mesa dentre os quais estavam presentes o Sr. Prefeito Valdemiro Coelho Júnior e a Secretária Municipal de Educação Maria Eliete dos Santos Aguiar. 

Em seguida, houve a entrada das bandeiras das escolas participantes do PNAIC trazidas pelos seus respectivos diretores ou representantes.

  • Escolas Municipais: Maria dos Anjos: Marinalva da Silva Reis; Rubens Guimarães Júnior: Oscarina Pinheiro; Pe. Angelo Abeni: Aline Matos; São Sebastião: Selma
  • Escolas da Rota do Diretor José Júlio Oliveira da Silva, Diretor Manoel Maria Ferreira Siqueira, Diretor Cosmo Araújo da Silva e Cleomilda Quinto de Castro.
  • Escola Estadual Pe. Antonio Vieira: Ana Reis

     Então entoamos os hinos Nacional, do Pará e o hino e de Ourém.Em seguida, a  Coordenadora Local do PNAIC: Prof.ª Elane Cristina Rodrigues da Silva fez uso da palavra.Fez-se então a reapresentação do Repente PNAIC de Ourém que nos representou muito bem no Seminário de polo em Salinópolis - Pará com as professoras Travassos e Marise e a equipe do PNAIC de Ourém.

Na continuidade houve o pronunciamento das autoridades. A mestra de cerimônia falou mais uma citação, dessa vez de Augusto Cury: “Sem sonhos, a vida não tem brilho. / Sem metas, os sonhos não têm alicerces.

                      Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais”

     Então, desfez-se a mesa e fez-se um breve intervalo e voltamos em seguida com o prosseguimento da seguinte programação:

  • Apresentação cultural: Dança do boi - bumbá da escola municipal Maria dos Anjos pela manhã; 
  • E logo mais à tarde

    Visitação aos estandes;
  • Apresentação da Capoeira
    • Apresentação da banda musical do Pro jovem

     

    Antes da continuidade do evento a mestra de cerimônia: Lúcia Helena leu a seguinte citação:

    “ Brincar com crianças não é perder tempo; é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” Carlos Drummond de Andrade

    Na sequência houve a apresentação das ações das escolas por meio dos seguintes gêneros textuais:
    1. Rota do professor Júlio : Relato de Experiência
    2. Rota da professora Cleomilda : Receita
    3. Escola São Sebastião: Texto teatral
    4. Rota do professor Manoel: Poesia
    5. Escola Rubens Guimarães Júnior : Literatura de Cordel
    6. Escola Maria dos Anjos e Pe. Antonio Vieira : Conto
    7. Rota do Professor Cosmo : Jornal Falado
    8. Escola Pe. Angelo Abeni : Paródia                                                                                     Encerrou-se com uma dinâmica que consistia na premiação fictícia de escolas de samba nota 10  que contavam com vários brincantes mascarados (funcionários das escolas) e tudo se tornou uma festa maravilhosa.                                                                                                                      ... Indubitavelmente foi um dia prazeroso e recompensador para todos que ali estavam, pois acreditam e fazem acontecer a educação em Ourém.

      Por Elane Cristina Rodrigues da Silva