Prefeitura Municipal de Ourém

Site institucional da Prefeitura Municipal de Ourém-PA

Emoção no último adeus a Irmã Sancha Augusta

Emoção no último adeus a Irmã Sancha Augusta

O povo ouremense se uniu no último adeus à sua filha mais ilustre, Irmã Sancha Augusta de Souza e Silva, na tarde de sexta (06/05). A missionária, faleceu na noite anterior na capital paraense após não resistir a várias complicações de saúde. A notícia de seu falecimento foi logo propagada na cidade, causando uma grande comoção e tristeza, comprovando o amor e carinho que o povo ouremense tinha por sua grande educadora. No cortejo fúnebre, que saiu da residência vivida pela Freira por parte de sua vida, uma multidão se comprimia para chegar o mais próximo que pudesse do carro do Corpo de Bombeiro que transportou missionária, percorrendo várias Ruas da cidade, passando pelas Escolas Padre Antonio Vieira e Padre Ângelo Moretti, onde foram prestadas homenagens emocionadas a grande educadora. A cidade parou para o adeus a Irmã Sancha. Por onde o cortejo passava era nítido vê a emoção no semblante das pessoas que aplaudiam incansavelmente com lágrimas nos olhos.

Ao receber as últimas homenagens no Cemitério de São Marcelo, Irmã Sancha foi exaltada por familiares, amigos e amigas de irmandade, além da grande multidão que continuo junto ao sepulcro até o fechamento de seu jazigo.

Irmã Sancha Augusta fez de sua vida uma dedicação completa ao município de Ourém. Da entrega religiosa ao comprometimento educacional, foi sempre uma pessoa que inspirou respeito e admiração, não só pelos que puderam ter o toque de sua esplendida educação, mais também daqueles que conheceram suas histórias, contada e repetida pela geração que conviveu em vida com a freira.

Muitas história serão contadas da disciplinadora educadora. Muitas lembranças resistirão ao tempo por tudo que foi exemplado pela mesma. Porém, o povo ouremense nunca poderá deixar que seu legado seja apagada pelo tempo. Irmã Sancha é hoje uma das maiores personalidades ouremense de toda sua história.