FNDE em Ação leva soluções a Belém do Pará

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu, nesta quinta e sexta-feira, em Belém (PA), mais uma edição do FNDE em Ação. O encontro tem o objetivo de capacitar gestores educacionais e de prestar atendimento individualizado para resolver pendências na execução dos diversos programas do FNDE.

“O FNDE em Ação tem contribuído para uma aproximação maior entre o governo federal e os executivos estaduais e municipais. E essa parceria aperfeiçoa a execução dos programas na área de educação”, afirmou o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

Durante o evento, o deputado federal Hélio leite (DEM/PA) agradeceu a presença do FNDE e destacou a necessidade de atendimento no Estado. “Além de estarmos evitando o deslocamento dos gestores até Brasília, aqui nós conseguimos colocar em prática a interação necessária para somar esforços, na busca de solucionar os problemas que nossos municípios enfrentam”, concluiu.

Na quinta-feira, dia 26, aconteceram palestras sobre prestação de contas, monitoramento e execução de obras, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Na sexta, foram feitas apresentações sobre transporte escolar e Plano de Ações Articuladas (PAR).

Durante os dois dias do encontro, técnicos do FNDE prestaram atendimento especializado aos gestores educacionais para dar orientações e resolver possíveis pendências na execução dos programas. Na quinta, o atendimento vai das 9h às 18h, enquanto que, na sexta, das 9h às 12h.

Atendimentos - O FNDE em Ação já realizou mais de oito mil atendimentos nas cinco regiões do país. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), alimentação, transporte escolar e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.

Somente em 2017, já foram prestados mais de dois mil atendimentos individualizados nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Prefeito de Ourém, nordeste do Estado,  Junhao representando os prefeitos do Para junto com o Dep. Federal Helio Leite, marcou presença no encontro.

Fonte: http://www.fnde.gov.br