Missa celebra Jubileu de Ouro da Escola Padre Ângelo Moretti em Ourém

Com a presença do bispo Diocesano Dom Jesus, as comemorações do jubileu de Ouro da Escola Padre Ângelo Moretti, marcou o início das comemorações dos 50 anos da mais antiga instituição escolar do município de Ourém nordeste paraense, nesta segunda (01/04).

Na oportunidade o evento reuniu além das autoridades religiosas e políticas muitos alunos e ex-alunos como também ex-professores e funcionários que prestaram relevantes serviços para a instituição. Dom Jesus fez questão de ouvir em depoimentos cidadãos que dedicaram parte de suas vidas a Escola. A ex-professora Lourdinha fez um balanço completo da implantação do estabelecimento escolar desde sua construção, através do já falecido Padre Ângelo Moretti, até basicamente os dias de hoje. Ainda falando em depoimento, as professoras, Domingas Guilhermina, Cotinha, ex-diretora e a atual diretora Maria Raimunda enalteceram a importância da Escola em suas vidas assim como na formação de muitos cidadãos ouremenses.

Ao completar 50 anos, a Escola Padre Ângelo Moretti, se consolida como umas das instituições escolar que mais contribuiu para formação de pessoas no município. Em muitas áreas profissionais filhos de Ourém, saíram preparados para o complemento da formação, e hoje muitos voltaram para exercer a profissão iniciada na Escola. A área da educação é a que compôe um número maior de filhos da terra lecionando, inclusive no próprio estabelecimento.

A escola Padre Ângelo Moretti, manteve por muitos anos o status de escola disciplinadora. Na época, a Irmã Sancha Augusta, então diretora do estabelecimento mantinha a ordem através de uma boa rigidez moral alinhada com um amor incalculável dedicada à Escola. Irmã Sancha e o Professor Raul Santos, foram os diretores que mais se destacaram a frente da instituição, assim como os mais carismáticos perante aos alunos e funcionários.

A escola Padre Ângelo Moretti hoje passa por inúmeros problemas. Umas séries de dificuldades obstruem e pagam da memoria muitas histórias tão belas construídas. Preocupados com toda essa situação, a direção da Escola, professores, alunos e funcionários aproveitaram a presença do Bispo Dom Jesus, do Prefeito Junhão, do Presidente da Câmara, Roberto Uchoa, demais vereadores entre outras autoridades para pedir ajudar, pois a situação é caótica e se providencias não forem tomadas urgentes a instituição corre o risco de fechar as portas, mediante tantas dificuldades e principalmente a violência que tem rondado o estabelecimento escolar.

Durante toda a semana estará acontecendo às atividades internas da Escola, com jogos, apresentação cultural, gincanas entre outras brincadeiras.