O município de Ourém realiza a Semana Saúde na Escola

O programa Saúde na Escola (PSE) propõe ações intersetoriais das redes públicas de Saúde e de Educação e das demais redes sócias afim de garantir proteção para as crianças e adolescentes/jovens através da prevenção. No município de Ourém, 22 escolas da rede publica de ensino, tanto zona rural como urbana, estão pactuadas com 7 Equipes de Saúde da Família e 01 Núcleo Ampliado de Saúde da Família para desenvolver ações que contribuam para uma Saúde de qualidade e para a diminuição da evasão escolar.

A semana da Saúde na Escola é um momento oportuno para estabelecer parcerias entre os profissionais da saúde, educação e, principalmente, com a comunidade e familiares. Este ano vem com o tema imunização atendendo uma necessidade de âmbito nacional, com enfoque principal de divulgar a sua importância. Como é de conhecimento, algumas doenças são facilmente prevenidas através vacina, como a rubéola e sarampo, por exemplo. Neste contexto, o município de Ourém, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve no período dos dias 8 e 12 de abril a semana de mobilização da saúde nas Escolas, com palestras, busca ativa de crianças e adolescente com o calendário vacinal atrasado, além de otimizar o espaço para levar outros serviços como avaliação antropométrica e palestras sobre saúde bucal.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS.

Por: Enfª Brenda Sales

Coordenadora Municipal de Vigilância em Saúde